Evaporador do Ar Condicionado Automotivo – Fale com Mecânicos Especializados

O evaporador, também conhecido como o núcleo do evaporador, é um dos dois (talvez três) trocadores de calor em um sistema de A / C móvel. Em um automóvel de passageiro ou pickup típico, o evaporador geralmente está localizado dentro do compartimento do passageiro. Alguns veículos, geralmente vans ou SUVs, têm dois evaporadores; Um sob o painel de instrumentos, ou em outra parte na frente do veículo, e outro localizado na direção ou atrás da parte traseira do veículo. O evaporador traseiro muitas vezes está localizado atrás de um painel lateral ou no teto acima dos passageiros traseiros.

O Ar Condicionado do Carro  não arrefece o interior do veículo. O que realmente faz é remover o calor e a umidade dele.

O evaporador automotivo pode ser um pouco comparado ao núcleo do aquecedor que trabalha no sentido inverso:

  • Ambos estão localizados dentro do habitáculo, muitas vezes em proximidade muito próxima, ou mesmo dentro da mesma caixa sob o painel de instrumentos.
  • O núcleo do aquecedor tem refrigerante quente do motor fluindo através dele, trazendo calor do motor para o interior do veículo, onde é distribuído pelo ventilador.
  • O evaporador tem refrigerante frio fluindo por ele, o que absorve o calor do compartimento do passageiro quando a ventoinha do ventilador move o ar quente sobre ele.

O que poderia dar errado com o evaporador do seu carro?

As falhas do evaporador geralmente podem ser resumidas em uma palavra: vazamento.

Os vazamentos automotivos podem ocorrer por alguns motivos diferentes. Geralmente, uma solda ruim, criando um ponto de vazamento, ou ocorreu corrosão, causando uma falha . Isso geralmente acontece porque as folhas ou outros materiais orgânicos entram na caixa do evaporador através das aberturas de entrada de ar exterior e entram em contato com a superfície do evaporador. Esta atmosfera úmida provoca a decomposição dos materiais orgânicos e pode formar substâncias corrosivas cáusticas que eventualmente podem perfurar a superfície do evaporador. Estas mesmas substâncias também podem, por vezes, levar a um problema de odor dentro do veículo, mais notável quando o sistema é operado pela primeira vez. Vários tratamentos de biocidas desodorizantes e módulos de secagem estão disponíveis para ajudar com este problema.

Qualquer que seja o tipo de falha do evaporador, ele deve ser substituído. E enquanto um evaporador não pode, por si só, ser (para a maioria dos veículos) uma parte muito dispendiosa, dependendo da sua localização (geralmente como núcleos de aquecedor, profundamente enterrado sob o painel de instrumentos), se está com dúvida do funcionamento do Evaporador do carro, fale com nossos mecânicos especializados.

A Ar Condicionado Prochaskar com unidade em Pinheiros, Pompéia e Moema preza por  procedimentos de reparo adequados e peças de reposição de qualidade. Evaporador Automotivo realize a troca com nossos especialistas, garantia, confiabilidade e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *