Como testar pressostato de ar condicionado automotivo

PRESSOSTATO 

O Pressostato  é um dispositivo eletro-mecânico acionado através de pressão de gás, sobre um diafragma que atua em micro-chaves, abrindo e fechando contatos. Normalmente eles têm 3 funções.

Desliga quando a pressão atingir níveis altos

 Liga a segunda velocidade do ventilador de arrefecimento

. Desliga quando apresenta baixa carga de refrigerante 

PRESSOSTATO 

Da mesma forma que o termostato, também tem a função de proteger o evaporador contra congelamento

TRANSDUTOR DE PRESSÃO

Este componente (foto 11)atua como o pressostato, porém em vez de abrir e fechar contatos ele envia sinais elétricos lineares para a ECM, e esta por sua vez se encarrega dos fechamentos e aberturas de chaves, proporcionando a mesma lógica de funcionamento que o pressostato.

FUNCIONAMENTO DA EMBREAGEM

A ilustração (foto 12) mostra o princípio de funcionamaneto da embreagem eletromagnética que ativa ou desativa o funcionamento do compressor.

DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS

O AR-CONDICIONADO PAROU DE FUNCIONAR

Causa provável: Ventilador interno inoperante, pressões muito alta ou inexistente no circuito interno, acoplamento da embreagem do compressor inoperante, pressostato, termostato deficientes.

Como verificar: Com o motor em funcionamento verifique se o ventilador interno entra em funcionamento e em todas as velocidades disponíveis, verifique se o interruptor de ativação do compressor entra em ação, verifique se a temperatura do ar nos difusores do painel liberam ar frio.

Potência de refrigeração insuficiente independente da velocidade do veículo ou de rotação do ventilador interno.

Como testar pressostato de ar condicionado automotivo

AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA DE REFRIGERAÇÃO APÓS ALGUNS QUILÔMETROS PERCORRIDOS

Causa provável: Válvula de expansão emperrada aberta, válvula de expansão emperrada fechada, restrição na linha de alta pressão.

Como verificar: Os procedimentos para verificação podem ser feitos através do scanner ou através de leitura das pressões nos manômetros.

Causa provável: Quantidade insuficiente de gás refrigerante no sistema por vazamento em mangueiras, conexões etc.

DEFICIÊNCIA DO COMPRESSOR, RESTRIÇÃO AO FLUXO DE GÁS NO SISTEMA POR ENTUPIMENTOS, DEFICIÊNCIA DO PRESSOSTATO E/OU TERMOSTATO

Como verificar: Peça auxílio da oficina para complementar o diagnóstico.

FORTE ODOR, VINDO DOS DIFUSORES DE AR QUANDO ACIONADO O INTERRUPTOR DO CLIMATIZADOR

Causa provável: Contaminação dos dutos, evaporador e filtro anti pólen por fungos.

CONTAMINAÇÃO DO EVAPORADOR POR FUMAÇA DE TABACO

Como verificar: Com o veículo parado, ligue o climatizador de ar e observe a presença de odores, em caso afirmativo, identifique a causa.

Odor causado por presença de fungos, efetue a higienização dos dutos, caixa de ar e evaporador.

Odor causado por tabaco efetue a higienização dos dutos, caixa de ar e substitua o evaporador, pois a fumaça de tabaco no evaporador contamina-o permanentemente.

COMPRESSOR COM RUÍ­DO

Causa provável: Tubulações de gás em atrito com outros componentes.

Falta de torque no compressor e acessórios.

Excesso de gás ou óleo no compressor.

COMPRESSOR AUTOMOTIVO COM DESGASTE AVANÇADO

Como verificar: Coloque o motor em funcionamento até que atinja temperatura normal de trabalho.

Ligue o climatizador em frio máximo e ventilação máxima.

Eleve o veículo num elevador e observe se há presença de ruído e onde se localiza.

SISTEMA FUNCIONA PERFEITAMENTE, PORÉM, SAI ÁGUA NOS DIFUSORES DO PAINEL

Causa provável: Tubulação de drenagem de água do evaporador mal posicionada ou comprimida.

Caixa de drenagem de água com duto de saída de água obstruído.

VÁLVULA DE DRENAGEM DE ÁGUA EMPERRADA

Como verificar: Ligue o motor do veículo, ligue o climatizador em frio máximo e ventilação máxima.

Constatando-se a presença de água nos difusores do painel, efetue uma complementação do diagnóstico com scanner.

Para melhor diagnóstico, fale com nossos mecânicos especializados em Ar Condicionado Automotivo – Ar Condicionado Prochaskar.