Manutenção Amortecedores e Ar Condicionado Veicular em São Paulo – Brasil

  1. Troca de Amortecedores e Molas – Solicite um Orçamento

    Preparamos este informativo para auxiliar você na hora da troca dos amortecedores. São dicas que talvez você já conheça, mas que na correria do dia-a-dia as vezes passam despercebidas podendo gerar futuros problemas para sua oficina e para o seu cliente.
    Procedimentos para instalação de amortecedores
    Antes de instalar um amortecedor confira no catálogo NAKATA se a aplicação está correta. Em seguida faça a equalização do amortecedor. Equalizar ou escorvar o amortecedor significa retirar as bolhas de ar do óleo para que o amortecedor possa funcionar corretamente.
    O amortecedor, quando fica guardado na posição horizontal, faz com que o óleo (que é mais pesado que o ar) desça deixando espaço para o ar na parte de cima. Por isso não se deve fazer a equalização na posição horizontal. Durante e após a equalização o amortecedor deve ficar na posição vertical enquanto aguarda a instalação no veículo, caso contrário terá que ser equalizado novamente.
    Equalizando
    Para equalizar, basta colocar o amortecedor na posição de instalação com a haste para cima, repetindo a operação de puxar a haste para fora e empurrá-la de volta para dentro, conforme ilustração abaixo. Fazendo isso cerca de cinco vezes, você sentirá que o amortecedor ficou bem mais firme e a haste corre sem trancos.
    Atenção!
    O uso de alicate para travar a haste do amortecedor durante a instalação deixa ranhuras que danificam o retentor causando vazamento do óleo. Amortecedores enviados para análise que apresentem ranhuras na haste terão a garantia invalidada.
    Kit de reparo para amortecedores Ar Condicionado Prochaskar 
    Ao trocar os amortecedores substitua também o kit de reparo composto por batente, coifa e coxim. Batente e coxim ajudam a absorver os impactos e a coifa impede a entrada de abrasivos e impurezas que podem danificar a haste e o retentor.
    Não esqueça de inspecionar as molas automotivas
    A mola é, junto com o amortecedor, um dos componentes mais importantes da suspensão. Além de manter a altura do carro ela absorve as irregularidades do piso de forma suave e confortável através de seu movimento de abertura e fechamento. Como esse movimento da mola faz o veículo oscilar e muitas vezes até perder a aderência dos pneus com o solo, o amortecedor deve absorver essas oscilações para garantir a segurança na condução do veículo.
    Inspeção da mola
    Nas molas de compressão os elos não devem se encostar mesmo quando são comprimidos. Se as espiras estiverem marcadas ou deformadas é sinal que a mola perdeu sua capacidade de resistência e deve ser substituída. A mola não deve ser cortada, soldada ou aquecida para não perder sua capacidade de ação.