Limpeza e Higienização Ar Condicionado Automotivo Prochaskar SP

COMO LIMPAR O AR CONDICIONADO: OS MÉTODOS: VISÃO GERAL

Lavar os sistemas de ar condicionado é uma das atividades mais importantes em um reparo e também é importante quando um compressor está danificado. Desta forma, as impurezas e substâncias nocivas são removidas do circuito de ar condicionado.

A lavagem é necessária durante a realização de reparos profissionais, evitando assim reparos posteriores, que muitas vezes são muito caros. Além disso, desta forma os direitos de garantia são preservados perante os fornecedores e a satisfação do cliente também é garantida.

No entanto, compressores, válvulas de expansão ou borboleta e filtros secadores ou acumuladores não podem ser lavados. Portanto, eles devem ser ligados com um adaptador durante o processo de lavagem. Após terminar o processo de lavagem, as válvulas e filtros devem ser substituídos.

ATENÇÃO!

substituição do compressor exige todo sistema de ar condicionado que lave e substitua tanto os materiais de desgaste como os que não podem ser lavados!

1 -Limpeza do ar condicionado com refrigerante e estações de serviço

O kit de manutenção do ar condicionado proporciona, com sua função de descarga integrada, uma descarga rápida e econômica dos sistemas de ar condicionado com refrigerante líquido R134a. Uma ferramenta de lavagem externa e um conjunto de adaptadores de lavagem devem ser usados para isso; tudo isso pode ser adquirido separadamente. Quando a máquina é colocada em operação, o ar condicionado do veículo é abastecido com refrigerante líquido e aspirado novamente. Este ciclo deve ser realizado três vezes para obter a melhor lavagem possível.

2 – Lavar com fluido de limpeza

Este método limpa o ar condicionado com um fluido de lavagem especial (em combinação com ar comprimido). Terminada a lavagem, será necessário secar o sistema com nitrogênio. Este método é especialmente adequado para mudar de R12 para R134a, bem como para sistemas de ar condicionado. Com o refrigerante de ar condicionado  com preço mais elevado, a lavagem química representa uma alternativa muito econômica.

Nota: Após a lavagem com fluido de limpeza, deve-se secar com nitrogênio.

Este método limpa todas as mangueiras e componentes do sistema com nitrogênio. Deve-se ter cuidado para que a pressão máxima durante o sangramento não exceda 12 bar.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MÉTODOS DE LAVAGEM: COMPARAÇÃO

MÉTODO DE LAVAGEM COM REFRIGERANTE

Os componentes do sistema são lavados com a ajuda da estação de manutenção do ar condicionado e com um dispositivo de lavagem adicional com filtro e adaptador.

Vantagem

  • O agente de lavagem não envolve nenhuma despesa
  • Não há despesas para remover o agente de limpeza
  • Remove partículas de sujeira soltas e óleos
  • Este método é aprovado por vários fabricantes de veículos

 

Inconvenientes

  • Sujeira muito teimosa não é removida completamente
  • Os filtros do equipamento de lavagem devem ser substituídos periodicamente
  • Durante a sua aplicação, o equipamento de ar condicionado não pode ser utilizado para outros fins

LAVAGEM COM FLUIDO DE LAVAGEM

A lavagem dos componentes do sistema é feita com um dispositivo de lavagem adicional e uma solução química. O nitrogênio é usado para remover resíduos do líquido de lavagem e secar o sistema.

Vantagem

  • Remove óleos e partículas de sujeira soltas e pegajosas
  • Excelentes resultados

Inconvenientes

  • Despesas com agente de lavagem
  • Despesas para remover o agente de lavagem

CONSEQUÊNCIAS DA PRESENÇA DE IMPURIDADES: INFORMAÇÃO INTERESSANTE

Que impurezas podem ser removidas por lavagem? Quais são as consequências desses tipos de impurezas?

DESGASTE EM CASO DE DANOS AO COMPRESSOR

Partículas de material obstruem as válvulas de expansão, válvulas borboleta (tubos de orifício) ou componentes multifluidos ou “Multifluxo” (condensador, evaporador)

UMIDADE

As válvulas de expansão e os tubos de orifício podem congelar. Devido às reações químicas de refrigerantes e óleos refrigerantes, a umidade pode formar ácidos que tornam os tubos flexíveis e os anéis de vedação porosos. Como resultado, os componentes do sistema são danificados devido à corrosão.

ELASTÔMEROS (BORRACHA)

Partículas de elastômero obstruem válvulas de expansão, tubos de orifício ou componentes multifluidos.

REFRIGERANTE OU ÓLEO REFRIGERANTE SUJO

Devido a um refrigerante sujo ou à mistura de diferentes refrigerantes, também podem se formar ácidos. Isso torna as mangueiras e os anéis de vedação porosos. Além disso, outros componentes do sistema podem ser danificados devido à corrosão.